Pronto.... já vos chamei a atenção!!!
Detonação by Autopédia (muuuito chique que anda a www):
"O início da queima da mistura carburante em motores a gasolina deve ser controlado pela faísca da vela. Contudo, em muitas situação, as elevadas temperaturas e pressões a que a mistura fica sujeita durante o fim do tempo de compressão pode levar a uma auto-inflamação brusca e descontrolada. A essa combustão espontânea e não desejada dá-se o nome de detonação, que deve ser evitada a todo o custo, pois se ocorrer com elevada frequência pode danificar seriamente o motor."
Após um estudo intensivo (diploma com 16 valores) e algumas conversas com o mestre que põe a mão na minha maquina, consegui apurar que o dito fenómeno pode acontecer por: Ponto do motor errado e fraca alimentação de combustível.
Corrigido o ponto daquele bloco de alumínio violento que me transporta a velocidades extremas, adquiri um carburador mais guloso com mais pontos de afinação. Estas 2 semanas tem sido um misto de boas visitas, cafés à pala (sim, é um privilégio que tenho na Oldscooter) e cheia de mãozinhas sujas de óleo de volta da vespa, isto para um teste intensivo de possibilidades de afinação.....TÁ QUASEEE! E só para nós aqui... Tenho um barrotinho muita bom!
Ela e o lugar cativo
Conlusão disto tudo: vocês acabaram de ganhar 5m de cultura mecânica e "for free"! E esta hein...? ;-)
Esqueceste-te de apresentar o motivo mais frequente (e provável) da detonação: câmara de combustão pouco eficiente e squish demasiado alto. ;)
ResponderEliminarSerá de criar outro blog: "O Kes Detonou"
ResponderEliminarhahahaha não porque uma detonaçao mais "hardocre" vai fazer agarrar ;)
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